13/06/2013

BUZUM: Espetáculo de teatro acontece dentro do ônibus

A porta verde se fecha. Quem fica pelo lado de fora dá de cara com a placa "Silêncio! O espetáculo já começou" exposta na porta do teatro. Ou melhor, do ônibus. Ou melhor ainda: do ônibus que virou teatro. O mundo mágico de um espetáculo teatral é levado para dentro do ônibus através do Projeto BuZum!, uma companhia de São Paulo que apresenta em Imperatriz desde terça-feira (11) o espetáculo de fantoche "Mundo Porguês". Um ônibus foi totalmente reformado para receber um público máximo de 50 crianças.


As poltronas foram substituídas por pequenos bancos de cor azul-marinho, ladeado por cortinas vermelhas, iluminado por luzes amareladas e teto pintado com desenhos coloridos. A peça tem como objetivo levar ao conhecimento de alunos das escolas municipais da cidade o surgimento da língua portuguesa. 


Apresentado pela MilplanEimisa, empresa de montagens industriais, o projeto reforça o compromisso da fabricante de celulose e papel, a Suzano, em apoiar e participar projetos sociais e culturais nas comunidades onde está inserida. A estudante Thaynara Sousa, 10 anos, diz que gostou da peça. Tímida, explica: "Aprendi que tem várias línguas e que tem vários países". Jefferson Santos, 11 anos, colega e classe de Thaynara, afirma: "Aprendi muita coisa legal. A língua portuguesa é muito importante pra gente".

Para a diretora Miura Cristina Portugal do Centro Educacional Maranhense, uma das escolas contempladas pelo projeto, ver os olhos das crianças brilhando foi o melhor resultado que podia esperar do BuZum!. "É um projeto muito bacana. Um empresa que se preocupou em fazer o projeto e trazer para a criançada, envolvendo a língua portuguesa e assuntos do mundo todo.

Para os alunos é uma novidade", diz. O Espetáculo - Apresentado alunos da rede pública de ensino, o espetáculo conta com dinamismo as aventuras de um casal que viaja pelo mundo e mostra os países onde se fala a língua portuguesa e conta de que forma isso aconteceu historicamente. A peça também vai em busca das origens culturais do processo de colonização e trata, de maneira bem humorada, algumas expressões e palavras de outros idiomas na nossa língua.

O ônibus-teatro já passou por cerca de 20 cidades. A trupe já fez mais de duas mil apresentações pelo país e mostra para o público maranhense a peça Mundo Português, uma bem aventurada viagem pelo universo da língua portuguesa. Fomentando o objetivo educacional do projeto, serão disponibilizados materiais pedagógicos para que os educadores trabalhem o tema em sala de aula. As crianças que participam das apresentações ganham um kit “teatrinho”, em papel, para montar e se aproximar ainda mais da arte de interpretar.

3 comentários:

Camila disse...

Que show, pena que moro longe para poder assistir =D

Luís Monteiro disse...

Que incrível isso. Lindo demais.

Sumido, aparece.
Boa tarde, "_"

Italo Stauffenberg disse...

acho interessante a iniciativa!
levar a alegria pra população que sofre tanto com péssimas condições de mobilidade urbana! e ainda mais pro povo do nordeste que sofre em demasia com o calor!
abraços, James!