07/07/2010

ANOREXIA TAMBÉM AFETA HOMENS

“Olhe a sua volta. Acorde! O mundo está te encarando! Continue se envenenando por dentro por ser alguém tão imperceptível, tão diferente, tão... feio (a); o que é preciso para você compreender que no mundo de hoje a beleza é fundamental, e que você não têm nenhuma? Quantos modelos você gostaria de ser? Quantos corpos você já desejou que fossem seus? Qual o preço que você pagaria pela “beleza”? O quanto vale uma opornidade de ser percebido, ou, RECONHECIDO?"

Às vezes nossos pensamentos nos fazem acreditar em grandes mentiras.

A exemplo disso, vos apresento Jeremy Gillitzer, 36 anos. Modelo, foi capa de inúmeros anúncios, a maioria exibindo seu corpo atlético. Hoje pesa apenas 40 kg e há 10 anos sofre de monoroxia – termo popular que define anorexia em casos masculinos. É tão raro que afeta apenas 1 homem em cada grupo de 10 mulheres.

"A mesma coisa que as mulheres sentem ao olhar as revistas, os homens também sentem, quando vêem um corpo musculoso e dividido", afirma a nutricionista Joy Bauer. Mesmo tendo um corpo invejável, Gillitzer iniciou uma série de atividades de musculação com uma dieta de fome após passar por alguns problemas pessoais. Acostumou a comer somente uma maça e um sanduíche por dia. Naturalmente, em pouco tempo, os músculos tão comuns a ele desapareceram e seu corpo começou a definhar, juntamente com a queda de cabelo e de dentes. No seu blog, conta um pouco do seu dia-dia e em muitos posts pede ajuda médica ou uma simples palavra de apoio e desabafa: "Eu quero viver novamente".

18 comentários:

Debbys disse...

nossa =OOOOOOOOOOO
eu sabia q existiam casos masculinos, mas nunca tinha visto uma foto... oO

pasma...

Nathy disse...

Nossa, eu nunca tinha visto foto masculina. Que dó... =/

A. disse...

putz tensoo

Thaíse Lima disse...

Caracaa, que foto chocantee :S
Eu já tinha visto casos como esse, mais essa foto doeu no coração.
Ótimo post.

Rocket Queen disse...

Isso é uma PutaFalgadeSacanaggem! ;@
aoieoeheieh, nem sabia q homen tinha essas frescurites.Pensei q era só p/ magricelas q desejam ser modelo.

@juusep disse...

É verdade, Difíicil. Mas é a realidade!

Wilian Bincoleto Wenzel disse...

Você abordou um assunto importantíssimo!

A mídia domina dezenas de centenas de mentes masculinas, fazendo com que jovens, desde novos, já se preocupem com o corpo, que ainda em desenvolvimento, já começa a sofrer esforços desnecessários de uma rotina na academia, ou pior, sofre com produtos químicos para a "revolução mágica" em seus músculos.

Mais um motivo pra eu pedir misericórdia pra Deus todos os dias!

Abraço! Fique com Deus!

Clara Alvarenga disse...

Nossa! 1 a cada 10 não é raro para mim! =O!!!!

A reflexão do início achei bem interessante... ela se aplica a minha coisa. Não só até que ponto a gente iria para ter um corpo perfeito, mas também até que ponto as pessoas vão para te sucesso, reconhecimento... até que ponto eu descarto minha vida para "um bem maior no futuro"?

É complicado.

BJoooos

Anônimo disse...

Também já tinha ouvido falar dos casos masculinos, mas não tinha visto imagens.
Eu sempre achei que fosse mais comum em mulheres porque elas tem de ser "magras", enquanto os homens tem que ser "bombados". Mas 1 em 10 é algo até bem comum.

Beijos.

Ana Beatriz disse...

Anorexia é um problema que atinge várias mulheres, causando sérios problemas. Eu mesma já conheci uma amiga que teve, e sei como é horrível e difícil superar esse problema. A pessoa não encontra saida sem ajuda de psicólogos, médicos e especialistas. Até hoje, ela ainda luta contra a doença. Eu não tinha prestado atenção, mas já havia ouvido falar que a doença também atinge homens. É triste ver que mesmo tão novos, eles ainda querem corpos cheios de músculos, por isso eu acho errado aparecer em propagandas de modelos homens bem magrinhos e brancos, como se a nossa beleza brasileira fosse essa...

Jana disse...

Do mal, ninguém está livre: homens ou mulheres. É mito triste quando você se perde assim e não tem uma mão amiga. As piores doenças são aquelas que afetam a cabeça...
E a mídia com certeza tem afetado a cabeça e o 'senso de ser' de muita gente. Realmente triste. =/

disse...

meu irmao já sofreu de anorexia, é mt ruim ):

Yas B. disse...

Chocante, como pode uma pessoa definhar desse jeito? Questões psicológicas como anorexia e bulimia são muito graves, e muito tristes, a pessoa literalmente para de viver.

Babi disse...

Nossa, ele era tão bonito e ficou assim. Hoje em dia, as pessoas são muito afectadas por esse problema de beleza.

Espero que isso melhore!

Beijoo *

Unknown disse...

nossa! eu estive fazendo um trabalho sobre a busca do corpo perfeito, e vim q muita gente faz o "impossivel" para obter um corpo o qual ele acha "perfeito", q na verdade a saude dele estar indo a baixo, mas na verdade a população tem q se concientizar q a saude vale mas do que beleza!!

Anônimo disse...

COMO AJUDAR UM ADOLECENTE QUE PODE TER DISTURBIO ALIMENTAR (ANOREXIA EM HOMENS)
QUAL PODE SER A CAUSA

Anônimo disse...

q desperdicio de homem ta faltano homem no mundo por isso :(

Anônimo disse...

Querido amigo, nada nasce grande! Esta mensagem é mais para quem está começando a se achar gordo, mesmo não sendo. Na ria, mas se você orar e determinar que este mal seja afastado de você, com certeza Deus te ouvirá. Encha-se de pensamentos positivos e ore. Você não vai chegar a este extremo!!!