20/12/2010

MSN são para os covardes!

Era noite de domingo. Uma daquelas conversas calorosas onde abrimos o coração no messenger foi travada por mim e tive a ousadia de tuittar a seguinte mensagem: “as vezes penso que msn são para os covardes”. A intenção das redes sociais é aproximar pessoas, mas há quem faça dessa ferramenta a sua única e impreterível forma de comunicação.

Ao mesmo tempo em que facilitou as relações sociais, a internet destruiu (completamente!) toda forma natural de ligação afetiva-emocial entre as pessoas. Hoje em dia são raras as conversas olho no olho, o calor da emoção, o suar das mãos, o tremor da voz. Nem o telefone ultimamente vem sendo utilizado para tais conversas importantes.

Nunca se sabe o que a pessoa está realmente sentindo, uma vez que se camufla (ou se esconde mesmo) atrás de um monitor ou do aparelho celular (que hoje em dia acessa qualquer uma das redes sociais). Qualquer texto na internet pode conter palavras ousadas, mas a expressão e as manifestações corporais dizem mais que mil palavras.

O que não podemos permitir é que o virtual substitua o real, que as emoções naturais se tornem emoticons, que os amigos do Orkut sejam os melhores e que 140 caracteres limitem nossas ideias. Além de fazer uma sociedade sadia, o “ao vivo” trás amadurecimento e a afloração perfeita do lado humano.

Como as coisas vão, amanhã até os casamentos serão feitos via MSN!

21 comentários:

A Menina que amava livros disse...

Certamente, o MSN é para os covardes - e sou uma otima prova disso. É muito mais facil se comunicar e falar coisas para quem você não vê.
Eu não acho que precisaremos de muito tempo para nos depararmos com casamentos via MSN. Tem gente casando até com personagens de animes, hoje em dia!
u.u'

Jéssica Trabuco disse...

A internet deve ser só mais uma ferramenta, mas a comunicação pessoal, ao vivo é a melhor e eu não dispenso por nada ;)

Ana Seerig disse...

Ótimo texto. Tem um outro texto que circula pela internet que diz algo assim "Sou do tempo em que fotos eram batidas para registrar momentos e não para preencher um àlbum virtual e ganhar comentários; em que amigos eram amigos de verdade, e não apenas um número em um perfil".

Nós ainda tivemos uma infância de brincar com os amigos, jogar baralho com a família no fim de semana, fazer amigos na rua, brincando; mas hoje as crianças nascem e, conforme crescem, vão direto para o computador e videogames ultramodernos, sozinhos, sem vontade de ir pra rua e conhecer brincadeiras de verdade, correr, pular, se machucar e odiar curativos...

Sim, a interente tem grandes pontos positivos, mas a partir do memomento que a usamos descontroladamente, assim como qualquer coisa em excesso, ela se transforma em um gigantesco ponto negativo em nossa vida.

Lene Colaço disse...

Eu sou super covarde xD

Mas é sério, eu sou um bom exemplo. Eu passo o dia todo dentro de casa apenas alternando entre Orkut e MSN. Posso dizer que para falar com os meus melhores amigos (que moram longe) eu necessito dessas ferramentas. Mas existe uma amiga especial que mora em outra cidade, que eu faço questão de encontrar uma vez por mês para pôr o papo em dia. E meu marido consegue me tirar de casa, com muito esforço no fim de semana.

É triste, mas as pessoas estão se tornando cada vez mais fechadas.

Bom texto!

Beijo!

Clara disse...

Vc está destualizado, James. Já foram realizados casamentos via MSN! hahahaha!

Não, sei, acho que tem dois lados essa moeda. Do mesmo modo que as relações olho a olho foram reduzidas, o que é ruim, também é possivel conversar com pessoas distantes, o que é mara! É bem difícil dizer se é posivitivo ou negativo, pois ao mesmo tempo que afasta, a internet também une pessoas! O defeito talvez não esteja na rede, mas em quem não sabe usá-la!

Belisa Cardoso disse...

Principalmente para os tímidos com buxexas rosadas.
Uma solução talvez.
Muito divertido e criativo o seu texto.
bejocas

A. disse...

eu sou do contra. acho que isso facilitou e incurtou muitas distâncias, muitas vezes somos mais sinceros com as pessoas pelo msn do que pessoalmente, se somos covardes? pode ser, mas na minha humilde opinião o que vale é que a pessoa disse o que queria, independente se foi por carta, conversa, telefone ou msn!

Higor disse...

Bom, eu sou meio do contra também. No msn, orkut, ou seja la qual for o meio de comunicação, as pessoas falam o que antes não tinham coragem, ou o que nunca iriam falar. Mas claro, como qualquer outra coisa, de mais, pode acabar sendo prejudicial. Eu já fiz boas amizades pela internet, já conheci pessoas que foram importantes, que namorei, que nunca vi. E é isso, tem que saber dosar, extraindo só o que ela pode oferecer de melhor. Certo, falar é fácil; quem nunca deu aquela vegetada, e se pegou o dia todo só alternando entre orkut e msn. É triste, mas eu com certeza também já fiz isso. Mas acho que se é pra ficar o dia todo na frente do pc, que pelo menos seja extraindo alguma coisa de util. Afinal lembre-se, Orkut e msn não são sinônimos de internet. Tem tanta coisa além disso(e não to falando de twitter e faceboock). Observem só, tem gente que usa o orkut, e nem comunidade tem. Ou seja, é só pra interação social mesmo(pra ficar mais bonito de se falar) porque na real, só o que fazem é ficar colocando todo dia 1.50 na lanhouse pra ficar vendo quem ta namorando com quem, quem ta dando mole pra quem e essas coisas. E ainda bloqueia as fotos do álbum em que aparece tomando banho na caixa d'agua, ou daquele ultimo final de semana no shopping. Como se o motivo pra bloquear o álbum fosse além do "se todo mundo faz eu faço" lol

una disse...

Assino em baixo, meu querido. Fico me perguntando até em que ponto essa tecnologia toda tem feito bem e, bom, chego a conclusão que cada dia que se passa estamos mais dependentes dela e do comodismo que ela nos proporciona. Barreiras estão deixando de ser rompidas com isso, diferente do que pensam...

Flavih A. disse...

Eu sou um pouco cá, um pouco lá..
É fato que ficamos acomodados, que essa tecnologia só nos afasta do contato humano, mas não podemos negar que essa mesma tecnologia diminuiu distancias..
Temos que ver q tudo tem o lado negativo e o positivos. Nós e que temos que ir balançeando, para não chegarmos ao ponto de casarmos pelo msn.
Fato que já até aconteceu em?
Passou no Fantástico, ano passado.

=P
Beijoos

Vanessa disse...

Gostei do seu post e concordo com muita coisa aí! Não sou tão chegada em msn, mas vivo no twitter, orkut, facebook...Isso tudo ajuda a aproximar as pessoas que realmente não podem estar pertinho, mas talvez esse meio de se relacionar acabe deixando todos nós um pouco acomodados com algumas distâncias. O que as redes sociais estão fazendo com os relacionamentos me preocupa bastante.

Debbys disse...

haUHAUAHUa.. essa foi boa, sobre os casamento serem feito por MSN.. e não é mentira né? Concordo plenamente com vc, e já passei pelo vício de icq, msn e orkut... hj em dia eu entro muito pouco e ainda sou adepta até de cartas!!!! não consigo me desligar tanto do contado das pessoas..
bjsss

Heitor Lima disse...

Pois é... Internet e suas ferramentas tem lados bons e ruins. Cabe a nós sabermos desfrutar bem do lado bom dela. Assim é bem melhor. :D

Italo Stauffenberg disse...

Eu, particularemnte, não curto MSN. Já o uso pra falar com pessoas distantes e que moram a distancia, pq se queiser falar com um amigo, pra que existe o telefone ou então falar pessoalmente?

^^

@juusep disse...

Só passando para avisar que tem um selinho lá no blog, e uma mensagem de Natal e ano Novo adiantado rs. Beijos, feliz Natal e um prospero ano novo! Se cuida.

http://vouvivendoavidalevemente.blogspot.com/2010/12/papai-noel-deixou-meu-presente-de-natal.html

Anônimo disse...

Gostei do teu Blog!! Manero! Achei por acaso.

Tenho um tbm, um pouco diferente... Faço um convite para conhece-lo!

Abraço!
=)

Nati Pereira disse...

Todos estamos acomodados com o mundo virtual. Beijo

@juusep disse...

Jota, me manda um email para ju.uhsantos@hotmail.com que a gente fala sobre o layout ta? Beijo

Higor disse...

Você não entendeu. Sobre elas postarem fotos emos, eu me referia ao meu gosto pessoal; e não de como elas devem ou não ser. Afinal, cada integrante que forma um casal, tem o seu gosto pessoal. Se não fosse assim, eu não seria apaixonado pela minha namorada, já que ela tem um blog nesse estilo já estereotipado e manjado, que eu citei no texto. xD

Logo sua opinião de como deve ser a mulher perfeita, não seria exatamente discordando do texto, e sim apenas complementando.

Houve uma época em que eu procurava semelhanças para me apaixonar, mas agora é bem como você disse. Vai além de uma gosto pessoal sobre isso ou aquilo; existe o elemento x, que é independe de qualquer outra particularidade semelhante. Todos nós conhecemos um pouco desse elemento. Você ate citou um pouco da formula do seu, quando disse "É aquela que me faz sentir-me vivo, alegre...."

Mas como acredito que isso pode variar de pessoa pra pessoa, é melhor dizer que se você encontrou alguém que te completa, essa pessoa possui o elemento X. rsrsrs

Italo Stauffenberg disse...

selo pra vc no meu blog!

não deixe de conferir!

abraços

http://manuscritoperdido.blogspot.com/2010/12/myhappybday.html

Dayane disse...

Ótimo texto, concordo contigo.