09/06/2010

Lady Gaga critica hábitos cristãos

Promiscuidade, sensualidade e ironia marcam o novo single de Lady Gaga, Alejandro. A música do disco “The Fame Monster” tem a sonoridade similar às canções da banda sueca Ace of Base, famosa no início dos anos 90.

Uma espécie de coreografia contemporânea dá o ponta pé inicial para o desenrolar das cenas futuras, acentuando o expectador do vídeo no tempo, espaço e local da história – marca registrada da cantora. Uma tempestade de neve, um caixão carregado por militares e uma espécie de coração assentado em uma almofada carregado por Gaga são as cenas de introdução. Um homem seminu, sentado em uma cama segurando uma arma e completamente amarrado por cordas penduradas no teto, seria o suposto Alejandro. Um fantoche. Era esse o seu funeral.

Durante as cenas do clipe, uma luta é travada pelos bailarinos na coreografia, cobertos por um short sensual da cintura aos joelhos, expressando agressividade e disputa. Durante a dança, cenas de relações homossexuais são explicitas. Além disso, a própria cantora é protagonista de cenas ousadas na cama, incluindo orgias. Até aqui, tudo se encaixa no perfil extravagante e ideológico de Lady Gaga. Porém, o clipe trás consigo uma crítica ao Cristianismo.

Em algumas cenas, Gaga usa uma batina de freira. Em um convento, o uso da vestimenta é obrigatório como um modo de extinguir a vaidade do meio das irmãs, que buscam a pureza e santificação. Ao utilizar-se desse elemento, a cantora se contrapõe a esse costume, chegando a abrir a batina e mostrar uma peça íntima em formato de cruz virada de cabeça para baixo, símbolo dos anti-cristãos.

Partindo desse pressuposto, os demais elementos do cenário, como uma cruz e o rosário,  expressam igualmente esse manifesto. Sinais de ironia também estão presentes nos bailarinos. Cada um usa um corte de cabelo típico dos franciscanos, que representa, assim como também a batina, um sinal de consagração. Os movimentos femininos, uso do corpo como forma de sedução e a promiscuidade explicita, aliado a simbologia cristã, questionam os padrões conservadores da religião contra a homossexualidade.

Não restam duvidas que os elementos icônicos utilizados no single Alejandro expressam uma revolta por ensinamentos ditadores da igreja católica e protestante, “ensinados” ao longo dos séculos. E nós, Cristãos, o que temos como resposta? Assista o vídeo aqui

Fontes: Aracatinet | Retalhos II | Yahoo

38 comentários:

Anônimo disse...

É .. ta tudo se tornando igualmente um texto da Bíblia, que afirma que O diabo tem entrado no meio da congregação, sentado no trono que pertence a Deus e tomado a glória e as atenções para si.

Pessoas leigas devem achar esse clipe bonito e inovador, mas nós não.

Precisamos defender o que chamamos de Reino e Pátria de Cristo e todos os valores que os pertecem.

Texto de alertar os que se nomeiam cristãos, continue assim James, exercendo papel de Juís segundo os tempos bíblicos, que alerta toda Israel para o que tem acontecido.. e nós??.. façamos algo néh .. a começar por mim ! \o/

Abraço galera. Alysson Santos

Anônimo disse...

Gaga caiu no meu conceito :x
esse video me deixou com vergonha, qualquer dia desses ela aparece praticando o ato em um video desses!
miséricordia.
Jaqueline C.

Lucas Martinez disse...

Lady Gaga foi a pior coisa que apareceu na mídia nos últimos anos. Ela é extremamente apelativa e, sinceramente, acho que essa imagem está cansando. É por isso que ela vem buscando inovações cinematográficas e investindo milhões em videoclipes. Infelizmente, não há um dia que se passe sem ouvir seu nome ou uma música sua...

Jéssica Trabuco disse...

Ela é meio doida.. só pode!
Sei lá, ela tem umas atitudes medonhas e o problema é que as pessoas ainda a aplaudem.
Ela só que fama.. e pra isso faz tdo ;)

Anônimo disse...

Ela é fantástica! E acho muito bem, pois a igreja quer impor tipo regras e ela quer mostrar que a igreja está erra. Eu não tenho religião, pois não preciso disso para a minha vida e a homssexualidade também está explicita pois ainda existe muito preconceito e ela quer mudar isso, mas eu próprio considero-me um bocado homofóbico.
Lady Gaga, esta-se a revelar uma cantora, com mais sucesso em tao pouco tempo e ja com tantos recordes. Ela é AMAZING, isso ninguem pode negar!

Jana disse...

Olhe, eu não me importo com o que a Gaga faça, afinal, não gosto do trabalho dela. Mas vou dizer: os clipes dela são cheios de simbologias que a maioria das pessoas não entendem. O pior são as músicas que grudam na cabeça, é como um 'mantra' e é ai que ela pega a maioria. As pessoas costumam gostar do que não sabem o significado...
Enfim, se é anticristão eu não sei, eu só sei que se ela é contra uma crença cristã ou não, deveria ser honesta quanto à isso, e não abafar mensagens por baixo de melodias, aproveitando a falta de conhecimento e esclarecimento de alguns.
Muitos anôninos comentaram, hein?
Não se pode ter medo de defender e discutir opiniões. Aqui está a minha.
Adorei teu post.
Beijos!

Anônimo disse...

Ridiculo tudo isso. gaga e tao ridicula tao baixa quanto essa porcaria desse clipe, Como e triste o que a ganancia para ter fama, faz com as pessoas,
vai pro >inferno Lady Gaga <!
.|.

Taw disse...

surpreendente seria se um "profissional"[?] desse nível criticasse a religião "do sexo deliberado"... ela tem nome?

apoio o respeito a cultura dos outros. Considero injusto alguém de uma cultura criticar outro indivíduo de outra, de forma xula, baixa e torpe.

:/

é como eu penso.

Tiêgo R. Alencar disse...

Tô arrasado com o que esse povo disse da Lady Gaga! Confesso que sou fã demais dela e não acho que as coisas deviam ser vistas por ângulos tão radicais. Seria bom se dessem uma paradinha pra perceber que a Lady Gaga é uma cantora e não fez nada além de divulgar sua música à sua maneira, exótica e profunda sim! Mas ela não faz nada apelativo. É uma sacanagem exagerar as coisas deste jeito. Se ela quis usar sua música pra criticar a igreja, que se dane! Nada vai mudar por causa disso! A não ser que as pessoas sejam tão cabeças-ocas de se deixarem levar por um videoclipe, tenha santa paciência!

James, meu velho, tocou na ferida! Gostei de ver! Adorei, mesmo ♥ Apesar de odiar essas alfinetadas na Gaga aí em cima, de gente que nem tem coragem de dizer quem é -.-'.

No fim das contas, você foi um gênio ao estimular as pessoas a desenvolver seu lado crítico. Muito bom mesmo!

A propósito, eu adorei o clipe de Alejandro, e você? hahahaha

Nathy disse...

Não a conheço (só de ouvir falar) e não faço questão de conhecê-la, sinceramente!

Anônimo disse...

Não gosto de comparações, mas a Gaga é tipo a Madonna, quando saiu Like a Virgin foi a mesma coisa, isso se chama atrair a atenção da midia.
A Gaga sempre fala que Deus abençoe e agradece a Ele pelos prêmios que ganha.
É claro que ficou claro com esse video que ela não curte os ensinamentos e padrões religiosos, mas a gente não pode meter o pau em alguém por isso, liberdade de expressão ta ai. Se ela não vê mal nisso, fazer o que? É só a gente tbm não esquecer de fazer a nossa parte.

Beijos

A. disse...

Pois é James, Gaga não durará muito, ela é portadora de Lúpus, mais já está fazendo um grande estrago entre os jovens, infelizmente o prazer do mundo e da carne é muito mais valorizado, hoje em dia é normal e somos obrigado a conviver com coisas abolidas pela bíblia - como o povo gosta de coisa errada!- fazer o que né? o final está próximo, então devemos levar isso com alegria por sabermos que Ele vem, e não devemos mais nos indignarmos. Abração

Anônimo disse...

[ Abiima ]
- Como havia comentado antes ctigo!
tá perfeitoo, não pelo fato de tá defendendo algo Cristão ou mtoo menos por ser a Gaga q é mtoo daóra os feelings dela, mas por o texto tá bem desenvolvido. [Coesão/Coerência]
- e espero q vc poste mais...
q seja criticando ou não!
de preferência divulgando algo q vc goste e q não seja cristão e ñ edifica em nda
ex: Gossip Girl ou Sobrenatural!
q seria na verdade uma baita abertura p/ demônios agir em nossa mente.
Dean,Sam e lilith - ñ nos ajudam em nda.
ficaria legal ;D

Anônimo disse...

- façaa-me o favor ;D

http://www.youtube.com/watch?v=KVZigx6N7kQ

kkkk

Unknown disse...

Totalmente estranho, eu realmente achei umas partes do clip sem noção.

Naty Araújo disse...

Estou indignada!
Mais ainda com os comentários "anônimos" acima...
Afff... o mundo tá perdido mesmo.

Naty Araújo disse...

*Tenho que confessar que meu intuito era exatamente esse: fazer com que pensassem que era um casal rsrs.

Obrigada. Precisarei mesmo rs.

Fernando Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Costa disse...

Tiêgo

"[...]Mas ela não faz nada apelativo. É uma sacanagem exagerar as coisas deste jeito. Se ela quis usar sua música pra criticar a igreja, que se dane! Nada vai mudar por causa disso! A não ser que as pessoas sejam tão cabeças-ocas de se deixarem levar por um videoclipe, tenha santa paciência!"

Falou isso de brincadeira né cara?!
Nada de apelativo?
Nada vai mudar?
As pessoas se deixam levar se por um video-clipe. É só observar um pouco que vai vê gente fazendo igualzinho!
Santa paciência? (por favor, diz que foi ironia...)

Clara Alvarenga disse...

Oi moço!

Eu gosto da Lady Gaga e dos trabalhos dela. As músicas são bem legais e os clipes dela são muitos loucos, mexem com nosso interior, nossos sentimentos e opinões. Não curto muito toda a ousadia e polêmica exposta nos show e clipes, mas para mim ela é uma ótima artista e não é a toa que ganha cada vez mais espaço e mais fãs pelo mundo.

Cada um tem suas preferências e opiniões sobre um assunto.. Se para alguns Lady Gaga é uma infelicidade no mundo artístico, para outros Luan Santana é o fim do mundo, ou o Ivete Sangalo é abominável. Além disso, não podemos nos esquecer que todas as organizações governadas ou organizadas pelo ser humano são passíveis de sofrerem elogios e críticas.. afinal, são entidades passíveis de erros. Assim como a Igreja sofre críticas ou ironias, todas as organizações sofrem.. ainda mais nas mudanças constantes que estão correndo no mundo e nas mentalidades das pessoas. É o curso natural da vida.. da mesma forma que você é livre para não simpatizar com ela, a artista é livre para divulgar sua música.

Gostei de ver sua postura em defender seu ponto de vista. Também exponho minha opiniões no meu blog... mas também sei que não é o mundo que vai concordar comigo. Apesar disso, a opinião é minha, né? =)Como o colega Tiêgo falou aí em cima, mesmo que alguém critique algo que respeitamos, isso não muda em nada. ;) Continue com sua crença e faça o melhor que puder para beneficiar as pessoas. =) Isso é o melhor de tudo! =D

Beijos!

Clara

Rocket Queen disse...

[ Abiima l Dii ]
- Criticar sim,agora...
Julgar,Condenar e ainda dáa sentença já é demais!
a loira é super conhecida por demostrar sensualidade / roupas e costumes exóticos/
quem não sabe q seu maior público é Gay?
kkkkkkkkkkk - [/isso já era de se esperar em mais um vídeo].
- Ponto inicial, pode ser visto e entendido por vários ângulos e ter conclusões diferentes,
- A intenção de conquistar Alejandro se torna um desejo incotrolável,
- O travesseiro c seu coração mostra q está domado e entregue a ela, não tem pra onde ele correr.
- As cordas seria mais um adereço para mostrar que está preso a ela...
e já no final ela tem incansáveis Alejandros, tdos dispostos a satisfaze-la em tdos os aspectos.
" Você sabe que eu te amo garoto.
Quente como o México, alegre-se."♪♪♫
Ahhh, e a bata de freira ñ seria um ataque à igreja católica?
[Chega de fingimento, de tentar ser oq não sou,vou me entregar por inteira, esse é meu desejo e é assim que eu sou feliz]
- VIU? poderia ter outra conclusão o tal "escandaloso/profano/ironico vídeo de Gaga"
é apenas mais UM -
deixa a mulher ser feliz... kkkkk
a bíblia diz Não é possível seguir 2 deuses - só existe 1 Deus.
se ela não é Evangélica/Crente/Cristã/
certezaa ela tá do outro lado...
e oq ganhar [ Julgando a pobre ? ] exatamente nada...
AHHHH pdoe sim - mtos comentários no Blog!
tá perfeiitoo - ameii (L

Jota disse...

Clara e diego

E ainda dizem os vídeos dela não influenciam! A prova está aí!

Anônimo disse...

Sabe o que é mais triste? Que os jovens de hoje em dia acham isso normal, bonito e super bacana. Perderam o pudor completamente.
Os tempos mudaram meu caro, e continua mudando constantemente...

mas eu prefiro manter meus sentimentos guardados pra mim.
Eu tenho orgulho de dizer que não aceito esses tipos de "modernidade".
Acho que de verdade nasci em outra época.

Rocket Queen disse...

Textos publicados com ctrl+C e ctrl+v
perde sua parte crítica e cai na baixaria

rsrs
aí em cima tem um pouquinho de cada site, até mesmo a informação de influência da banda Sueca Ace of Base, vc nem deve saber oq essa banda canta e nem sua influência
www.wikipedia.com é fácil
a enciclopédia livre,

Jota disse...

Primeiramente, ao citar as fontes já se deixa esclarecido que se teve alguma base pra criar o texto (Você vai aprender isso quando estudar). E se você não percebeu, esse texto é uma crítica baseada em análises e não uma cópia! Antes de critiar, analize, como eu fiz!

Tiêgo R. Alencar disse...

"Fernando Costa"

- Em primeiríssimo lugar, eu acho que você deveria ter, no mínimo, a ombridade de ir discutir isso lá no meu blog, porque é falta de respeito com o blog do James ficar despejando veneno.

- E em segundo lugar, 'Alejandro' pode influenciar as outras pessoas a fazerem clipes parecidos sim, assim como Christina Aguilera se inspirou em Madonna pra fazer o clipe de "Not Myself Tonight". Mas a influência da qual eu me referia acima não era esta, era uma influência negativa. Gaga sabe o que faz. E eu continuo acreditando que as pessoas não são estúpidas o suficiente pra se permitir falar asneiras como 'afronta à bíblia', 'calúnia contra a igreja' e etc. Quem faz isso não tem nem o senso de ver que é só um videoclipe. Só isso. Não custa nada, nada ver isso. VER AS COISAS PELO LADO MUSICAL, e não tão a fundo.

- Espero que esteja explicado, Fernando - e só mais uma ironia : Don't call my name, Fernando. #adoro.

Clara, linda *--* É, eu penso por esse lado! Nada vai mudar por causa de um videoclipe! Acredito que vai da cabeça de cada um e todo mundo enxerga o que quer.

E por último, James, eu acho que nunca vi o circo pegar fogo assim desse jeito. shaushaushas


:*

Debbys disse...

Quando o clipe começou eu achei mais útil ir fazer outra coisa. hehehehe.. não tenho muita paciência pra lady gaga, mas não pelas críticas que elas faz, mas pq acho ela forçada.... então, não vi o clipe... =X

bjs

Clara Alvarenga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara Alvarenga disse...

Oi moço

Eu não falei em momento nenhum que os vídeos dela não influenciam. Muito pelo contrário.. Lady Gaga influencia sim muitas pessoas, seja nas atitudes, seja no gosto musical (veja só, ela mesma foi influenciada pela Madonna e pelo maravilhoso Michel Jackson *-* *sou apaixonada por ele*), seja pela maneira de encarar o mundo. Da mesma forma, outros artistas de qualquer gênero musical, programas de humor como o pânico, CQC, Zorra Total, novelas, representantes religiosos, representantes políticos, propagandas de produtos, refrigerantes, carros, cerveja.. etc, enfim, influenciam pessoas.

Ou seja, tudo que é exposto atualmente tem o simples objetivo de influenciar. E para isso as pessoas tem uma mania absurda de taxar o que é certo e o que é errado. Afinal, quem somos nós para julgar?

Pessoas críticas e com personalidade podem olhar para tudo isso e questionar com o que ela própria pensa.. e assim, se você respeita algo, não importa o que falem, isso não vai fazer diferença, como eu falei.

Infelizmente as pessoas não são educadas ou ensinadas para serem críticas e defenderem suas opiniões e seus direitos. Daí existe um monte de gente facilmente manipulável, que vive mudando de opinião, estilos, conceitos e atitudes por conta do que é taxado como "certo" ou "na moda".

Não quero impor nenhuma opinião sobre outra. Como eu falei, também exponho minha opiniões no meu blog e sei que existem pessoas, naturalmente, que não concordam comigo. Só que como o Diego disse, ser criticado todo mundo é passível de ser e eu tenho o total direito de não simpatizar com alguém ou com alguma postura e, o melhor de tudo, posso me expressar quanto a isso. Da mesma forma, posso ser criticada. Mas não somos ninguém para julgar ou condenar uns aos outros.

Eu procuro viver a vida seguindo um mandamento que resume todos os outros: "amar o próximo como a si mesmo". Pronto. Não importa se você é religioso ou não, qualquer que seja sua etnia, sua opção sexual, sua idade, o sexo, etc, não importa. Bastaria que as pessoas seguissem esse mandamento como estilo de vida.. e se respeitassem, mesmo com todas as diferenças.

Um abraço

Clara

Clara Alvarenga disse...

Jotaaaaaaaaa, eu até gosto de matemática! Mas fiquei com medo!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijo para você!

=****

Rocket Queen disse...

[ abiima ]
Óbvio q eu ví as fontes!
tem la embaixo ne? kkkk
[ Vc analisa elas e tira sua própria conclusão]
- mas o texto tá quase igual o dos sites citados, um pouquinho de cada!
quem ver em http://www.aracatinet.com/?p=17416
vê q é como se fosse um plágio das fontes, só q desta vez com uma opnião [ Cristã ] uns retoques aki, outros alí, deixam a Gaga como a maior pecadora do mundo, e por ela ser tão famosa/influente/doida/massa/fodaa/ e vista como rainha do Pop, é transformada em Rainha pecadora de todos os tempos,
- ñ seria mta responsabilidade levar a culpa pelo pecado de tanta gente?
- a Clara aii em cima - tirou minhas palavras!
Afinal, quem somos nós para julgar?
- Tanta convicção soa JULGAMENTO!
- qm tiver a mente'zinha fechada e sem ponto de vista influente, logo se deixa levar ao primeiro que comentar O QUE "TÁ NA CARA" e sempre sofre por ter a mente flexível e manipulável...
ameii o Artigo, nos propôs a problematizar/discutir/ "O monstro da Fama"
- Com sua profissionalidade/experiência e convicção q defende sua tese, outrora vc conseguiria deixar a Gaga uma santa!
[ msmo sendo mto difícil ] kkkkk
- Se repuga dos meus coment!
na próxima identifica SOMENTE P/ Cristãos...

Alem das Gerais disse...

GAGA tem talento e maturidade artistica eu admiro isto nela. A propria Madonna admite o talento da garota ... querem saber ? Eu mesmo que nao tenho habito de comprar CDS comprei, me rendi, foi algo fora do meu normal mas comprei queria ver e ouvir o que havia dentro daquela capa, participar de alguma forma e gostei muito ja passei dos 40 e ela me pegou de calca curta...GAGA tem o meu respeito e minha admiracao.

srta eduarda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Psicose disse...

:B ' naun seii como o diabo ultiliza de coisas nojentas , inulteis e barrelas como prazer pa muitas pessoas ' D: !

Ricardo Salazar disse...

Talento é uma coisa, agora contra meu Jesus eu não aceito! a Biblia diz, Ele é por nós, e Quem será contra nós?... ela simplismente foi contra o que eu acredito, Oro pela Conversão dela! Graça e paz!

Anônimo disse...

é super facil falar pelas costas a vida é dela e ela sabe o que esta fazendo para coisas idiotas ela nao liga como as criticas de vcs enquanto vcs estao falando merda ela esta ganhando mais e mais fãs vamos supor que ela tenha 20 fãs pelo menos 15 deles adoram muito ela e apenas 5 detestam ela se toca cai na real antes de falar as coisas

Anônimo disse...

eu entendi o seu colocamente de deus mas ela tem um talento que so ela sabe fazer de algum geito ou de outro ela reza por tudo e por tudo

Andressa disse...

Vocês fãs são tão idiotas, sempre falam que ela não liga, e que ela está muito bem. Não queremos o mal dela, só achamos ela apelativa, esnobe e sem respeito algum por crenças e valores. Ela faz apologia ao homossexualismo e ganha um monte de fãs homossexuais. Ela faz apologia a cigarro, sexo, orgias, desrespeita a crença das pessoas e ainda devemos gostar dela? falar bem dela? da arte ? Quem prova a vocês que ela reza? Quem prova a vocês que ela não senta com os produtores e fala "bom vamos fazer uma música bem chiclete, com muito sexo e muitas simbologias, porque as pessoas adoram". Mas não se trata só da intenção dela com todos esses clipes e sim da ignorância de vocês de achar que é "só um clipe" "só uma música" "é o talento dela". Muitos tem talento! E ela tem sim! mas não acho que ela esteja o usando pra propagar boas coisas.