22/12/2016

A vida contra e a favor da matemática


No ensino fundamental, quando os números ainda não assustam, a ordem é: 1 + 1 = 2. É a lógica da matemática, inquestionável, definitiva e imutável. No nosso subconsciente somos treinados a entender que, assim como no cálculo, absolutamente tudo o que chega a nossa vida é para, obviamente, somar. Já no ensino médio, quando descobrimos os Números Inteiros, a verdade é que o “mais com mais dá mais”, o “menos com menos dá mais” e o “mais com menos dá menos”. É mais uma vez a matemática nos dando uma grande lição:

Quanto MAIS nos aproximamos das pessoas, MAIS fortalecemos laços, o que torna MAIS difícil quando ela, por algum motivo, tiver que sair. Neste sentido, ao contrário do coerente, o mais com mais dá menos. Contudo, quanto MAIS amor nós dermos, MAIS pessoas traremos para perto de nós e, assim, MAIS coisas incríveis vamos experimentar na nossa existência.

Quanto MENOS damos atenção e amor, MENOS recebemos atenção e amor. O resultado é nos sentirmos MAIS vazios e MAIS sozinhos. Só que quando MENOS nos importamos com o que estão pensando a nosso respeito, quanto MENOS basearmos nossas realizações e conquistas nas de outras pessoas, MAIS estaremos fazendo por nós mesmos.

Na balança das relações, a medida é a carga que cada um leva dentro do peito. Há momentos que estaremos MAIS, outros MENOS. Quando no MAIS, naturalmente o MENOS é inaceitável. Quando no MENOS, o MAIS é inapropriado. Enquanto o MAIS e o MENOS se respeitarem nesse sentido, o resultado será MENOS dores, desafetos e ansiedade.

Os cálculos do dia-a-dia serão sempre baseados em problemas, assim como na matemática. Nem sempre o que parece ser fácil será o correto na mesma medida que o difícil é só questão de discernimento.

Nenhum comentário: