05/04/2011

Afinal, existem pessoas más?

“No dia que ele morreu, morreu também parte de mim. Ele era a minha vida”, declara chorando Flávia Hahn, mãe de Tobias. Ela conta que com um pouco mais que 20 anos de idade ele acabou se envolvendo com o crack. Com o passar do tempo, sua sede pela droga se tornou insaciável e a convivência com a sua família um inferno, chegando a agredi-la fisicamente. Em um ato de defesa deu-lhe dois tiros no pescoço. Ele morreu.

Ao mesmo tempo em que trabalhar, sofrer e lutar para orientar e conviver com um filho nessa situação a faria uma “boa pessoa”, o simples fato de matá-lo faz com que ela tenha uma imagem de “má pessoa”. Estudando esse caso pode-se concluir: não existe gente boa ou ruim, o que há de fato são seres humanos lutando contra seus próprios sentimentos.

É como dizem: o nosso coração é enganoso. Em um momento estamos felizes da vida, sorrindo para o vento; um minuto depois pode acontecer algo que nos leve a profunda tristeza. Essa oscilação emocional se reflete em nossas atitudes. Uma hora tratamos a todos como príncipes; em outra, não queremos ver essas pessoas nem pintadas de ouro.

Muitos, em um momento de raiva, já sentiram vontade de matar alguém. Mas ao pensar que essa atitude seria má e que as coisas não se resolvem assim, provavelmente fizeram com que essa pessoa mudasse de ideia. Dentro dela havia o desejo de fazer o mal, mas ela optou em fazer o bem. Portanto, podemos dizer que todas as pessoas são boas; a diferença é que algumas decidem fazer somente o que é ruim.

9 comentários:

Jéssica Trabuco disse...

Forte isso viu.
Mas é verdade, somos um misto. Há em cada um de nós, um pouco do bem e do mal (afinal somos pecadores). O que basta fazer é saber controlar essas coisas.

Italo Stauffenberg disse...

Cada vez melhor, meua amigo!

Passando para te desejar os parabéns pelo BK.

Vc mais que mereceu!

Melhor blogueiro de 2010? è mole?

Abração.

Mel Guedes disse...

Melhor Blogueiro! Mais que merecido ((:
Não existem pessoas más nem boas, existem pessoas e pessoas não podem ser julgadas por uma atitude.... Afinal quem nunca fez o que não devia e se arrependeu? Quem nunca errou? No fim, que atire a primeira pedra aquele que nunca foi mal, mesmo que em pensamento... Perfeito, James! Saudades mil, beijocas, Mel (((:

clara disse...

As pessoas são uma soma de todas as experiências, do meio, dos traumas, dos desejos. Não entendo a crueldade e o egoísmo exacerbado, não sei se posso te dizer com certeza se não existem pessoas ruins, mas acho que pelo menos todos nascem com tendência a ser bons.

Nathy disse...

Ótimo como sempre! Ás vezes fico sem palavras pra comentar aqui, mas não quero passar sem deixar um "alô"!

Parabéns pelo prêmio BK. Super merecido!

Beijos!

Tiêgo R. Alencar disse...

Acredito que existam pessoas más sim, em pura essência. E mesmo que existam sim recomeços de quem errou e cometeu maldades, TODOS SOMOS MALDOSOS de algum jeito. Outros podem ter toda uma fachada de bonzinhos, mas a maldade existe SIM e infelizmente é impossível negar.

Ah, nem te dei os parabéns por ter sido o melhor blogueiro de 2010 pelo Blorkutando, né? Arrasou, James! Como você viu, levei o Blorkutando de Ouro dessa edição mas a emoção pra nós dois deve ter sido a mesma! Arrasamos, hein?

Abraço :) Ótima pauta, como sempre!

Luísa Chaves disse...

Acredito que de acordo com o mundo de hoje e seus acontecimentos - que na maioria das vezes só pioram - é mais fácil acreditar que as pessoas são más, mas algumas decidem fazer o bem. Infelizmente.

bjs :*

Luna Sanchez disse...

Que triste isso...

Estamos constantemente entregues às oscilações, contamos apenas com nosso próprio equilíbrio.

* Passando para conhecer teu blog.

Debbys disse...

eu realmente não acho legal generalizar, mas acho que existem pessoas más, ou simplesmente não são pessoas... depois do caso de hoje, do kra que entrou n escola e matou as crianças eu sinceramente penso assim..

bjsss