26/06/2010

Patriotas de 4 em 4. Será?

O amor e a solidariedade se tingem de verde e amarelo nessa época. As pessoas esquecem-se do seu egoísmo e partem para uma só paixão, um só objetivo: a copa do mundo de futebol. De 4 em 4 anos - acredito que só no Brasil – as pessoas se desfazem das máscaras do cotidiano e dão lugar ao patriotismo que, ao meu ver, deveria estar presente em todos os momentos.

Em ano de copa o Brasil é o melhor. Quando ela se passa, a corrupção, a violência, a desigualdade, enfim, todos os males que nós brasileiros já estamos acostumados a ver nos noticiários, aparecem novamente e todo aquele amor pelo país se esvai como água descendo pelo ralo.

Outro problema dos brasileiros é o forte pessimismo. Vi em alguns blogs a crítica sobre esse falso patriotismo, mas eu não penso assim. Quando um sentimento dá as caras é porque ele, de fato, existe. Se a fidelidade e a lealdade pelo país aparecem nessa época é porque as pessoas realmente se importam com a nação que vive. Seja pelo valor da alegria em estar perto dos amigos e familiares em um jogo ou seja para dar um só grito de gol pela mãe Brasil, que a copa realmente possa, em cada edição, nos fazer liberar aquilo que realmente está batendo no peito brasileiro: alegria e a paz que todos procuram.

Não deu pra eu participar dessa edição do Blorkutando mas eu curti o tema e fiz esse texto. Deu pra perceber que devemos procurar o lado bom da vida. Na verdade, o lado bom de todas as coisas. Pela bíblia eu aprendi: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", ou seja, tudo tem o seu lado bom, por mais que não possamos vê-lo.
Na foto, da esquerda pra direita: Luana, João Paulo, Max, Lorena, Eu, Bêh e Gabriel. Os melhores amigos eu tenho, e vc?

8 comentários:

Unknown disse...

O problema realmente acontece porque em época de copa fica mais fácil perceber o quanto as pessoas gostam de futebol. Já quando ela passa as pessoas não dão tão importância, e percebe o quanto as coisas de ruins no Brasil fic evidente.

Daninha disse...

Por ser uma coisa que só acontece de 4 em 4 anos as pessoas dão uma importancia maior, é como todas as outras comemorações exemplo dia das mães, só acontece uma vez por ano, aí as pessoas dão beem mais importancia as suas maes por ser o dia delas.
Bom espero que tenha entendido meu pensamento ;)
Beijos

Nathy disse...

É isso aí: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama a Deus" e também concordo que tudo tem seu lado bom, mesmo que não possamo ver. òtimo texto! :)

Beijos!

Naty Araújo disse...

Eu criei um tópico falando exatamente sobre isso. Foi na semana passada rsrsrs.
Realmente concordo com vc!

Ahh e coloquei uma proposta em meu blog pra vc.
Na verdade fiquei na dúvida pq nunca vi vc participando de algo assim... Mas como quis saber um pouco mais de vc resolvi arriscar sabendo se gostaria.
Tá lá... só olhar =D

Ahhh e vc muda de layout como troca de roupa, heim? rsrs.
Toda vez que venho aqui é um novo kkkk.
E sinceramente esse tá melhor do que aquele outro que fizeram, não combinou mto com vc (eu acho).
Esse tá ótimo! Em breve mudará de novo, né? rs

Bjos.

Mariana Pimentel. disse...

Ah, eu concordo contigo! O sentimento existe, um exemplo é que as pessoas reclamam do Brasil incansavelmente, e quando a crítica vem "de fora" logo nos indignamos. Falta acreditar na garra de um povo que faz o país escolher dezenas de representantes que acabam o botam a perder...

Clara disse...

É, acho que o povo confunde. Patriotismo não é torcer pro time, isso que acontece nas copas é o magnetismo do 'mundial', a curiosidade, a bagunça. Além do mais, que motivos temos pra ser patriotas?

Clara Alvarenga disse...

Que legal, adorei o texto!! ^_^

Andei lendo também muitos blogs com esse tema e de fato, fiquei pesando muito. Teve hora que eu concordava com o falso patriotismo, mas em outras ficava repensando sobre isso. E seu texto disse tudo! Adorei!

Eu torço pelo Brasil! Pelo futebol e pelo país! =D

Bjooos

Taw disse...

Para mim, ser patriota é muito, muito, muito mais que torcer por uma seleção do futebol nacional. Patriotismo é um sentimento, que só existe na prática, com atitudes que manifestem a valorização das pessoas que nasceram nessa terra... uma geração que engole tudo que os ianques impõe pela globo não tem como ser patriota. Um comportamento é oposto ao outro, no caso do Brasil.

Os ianques [através da globo] nos bombardeiam com notícias sobre corrupção para que o brasileiro ache que só tem aqui, que o país não tem jeito, como se no país deles não tivesse... daí os brasileiros ficam inertes achando que não tem jeito... aff... para mim, ser patriota é combater a nossa própria corrupção para construirmos uma sociedade mais honesta nas próximas décadas... no mínimo.


o senado ianque tá todo, todo todo comprado... não representam o povo deles... representam as empresas privadas... e ainda assim aquele povo que está tendendo ao mesmo triste "fim"[?] dos gregos são mais patriotas que "nós"[?]!

isso é inaceitável. aff.