11/12/2010

Por que existe tanto "Silva" no Brasil?

Que atire a primeira pedra que não tem um parente ou amigo com o sobrenome Silva! A explicação para uma propagação exagerada desse nome é histórica. O sobrenome "Silva", além de ser muito usado em Portugal, também foi dado a milhares de escravos trazidos para o Brasil durante o período colonial. Essa é a explicação mais provável, segundo o genealogista Carlos Eduardo Barata, autor do Dicionário das Famílias Brasileiras.

Além disso, muitos portugueses que vinham para o Brasil em busca de vida nova adotavam o "Silva" para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia. A origem dos "Silvas" é controversa, mas tudo indica que o sobrenome surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas - silva, em latim, é "selva". Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha).

O primeiro "Silva" a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais. Hoje, é impossível saber quantos "Silvas" existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema. Porém, tudo leva a crer que "Silva" é, sim, o sobrenome mais comum.

Em um levantamento feito especialmente para a ME pela empresa Telefônica, deu "Silva" na cabeça. Entre os 4,6 milhões de assinantes de telefone da empresa na cidade de São Paulo, 295 622 são "Silva". Ainda entre os top 5 estão os "Santos", os "Oliveiras", os "Souzas" e os "Limas".

6 comentários:

Nathy disse...

Realmente!! É que nem o Ferreira (meu nome do meio)...tem um monte também...rsrs

A. disse...

interessante! também tem um montão de oliveira meu sobrenome do meio

Debbys disse...

huHAUHAUAHUAHUA... o meu é Lima... kakakkaka... realmente, tem uns muito comuns..xD
bjsss

Jéssica Trabuco disse...

Ahhhhhhhhh....
eu não tenho nenhum Silva na família :P
rss

*atirando a primeira pedra rss (zuando)

mas eh bacana neh essa quantidade de sobrenomes que tem....
O meu é bem incomum, Trabuco. Aí já viu né?

Clara disse...

Eu sou Silva mas sempre boto só S. quando assino.
hahahaha! Nada contra, eu gosto do sobrenome, toda a família da minha mãe tem. Já tinha pesquisado sobre, mas tinha até esquecido! :)

Ricardo Salazar disse...

Ricardo Silva Aqui! xD