25/01/2010

COMO SE FOSSE UM LIVRO



 
 "Durante as belas noites de tempestade
os relâmpagos tiram fotografias da paisagem".
Mário Quintana

Em cada linha, em cada parágrafo, em cada página, em cada capítulo, em cada livro uma nova história é narrada. Ao degustar um bom livro, a vida não se torna vazia como muitos pensam, mas ganham novos tons e cores e o surreal dá lugar a rotina do dia-a-dia, cansativa e monótona. Seja ele uma comédia, uma história de amor, um conto de aventura, uma parábola da bíblia, todos enfim; cada livro trás consigo um mundo encantador, com personagens singulares e que se assemelham aquilo que nós leitores gostaríamos de ser. Porém, mesmo as histórias de vida desses personagens parecerem inalcançável aos nossos olhos, eles se assemelham a nós nos medos, no júbilo, na esperança de dar tudo certo no final. Em cada livro um personagem e em cada personagem um ser humano.

Com o passar das páginas de um livro os personagens vão formando a sua personalidade, deixando e conseguindo novos amigos, amores, família. Assim acontece conosco, seres humanos. A cada dia a nossa história vai sendo traçada. As nossas escolhas determinarão o rumo que o script vai ser seguido. Durante a vida formamos uma personalidade única, com medos, receios, limitações, incertesas, certesas, ideologias, crenças e costumes que nos fazem tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo. Ser humano requer coragem, pois, infelizmente, como em um livro, a história nunca termina como queremos ou desejamos.


O barato de ser humano é que não precisamos necessariamente sermos previsíveis. Ao longo da vida nossa personalidade pode ser, não mudada ou transformada, mas adaptada. Apropriamos (ou liberamos) nossa compaixão numa situação semelhante a do Haiti, nossa coléra em situações como a da criança que foi perfurada com agulhas, nossa solidariedade como na época de natal - infelizmente. Por fim, ser humano requer ser uma "salada" de sentimentos bons e ruins, o que dá equilibrio a qualquer trama ou história que está sendo narrada pelo Criador do universo. Ser humano, portanto, é ser alguém que anda segundo os sentimentos e uma vida que de ser tão igual, nos tornam diferentemente únicos.

Pauta para Blorkutando: Ser Humano.

Eaê povão, segunda feira né? rs! Amanhã (terça) retomo as aulas porq minha professora viajou pra entregar um trabalho do doutorado dela e ficamos sem aula. Ah, eu fiquei bastante feliz com o texto de ontem, muitas pessoas disseram gostar de quando eu falo de Deus nos posts e eu mais ainda por ver que Deus toca o coração de vocês através de mim, rs! É pra isso que eu nasci, pra ser boca de Deus aqui na terra. Que todos que lerem isso tenham uma ótima semana segundo o que Deus determinou pra vocês. Comprei um CD do Isaque Folha, um cantor gospel que fala muito de intimidade com Deus em suas música, eu recomendo. #Bafon 1: Eita que esse paredão do BBB ta dificil, mas quem vai sair, infelizmente, é a Angélica. #Bafon 2: Meu aniversário é dia 29 (sexta) quero presentes viu? rs! Abração povo de Deus, obrigado pelas visitas!

18 comentários:

Elaine França disse...

Ótimo post!!!
VC vê BBB?!!!
HHAHAHA....boa semana pra vc!!!
bjooo

Ná Lima disse...

Nós humanos somos tão comuns, a cada dia buscamos um lugar melhor ao sol.
Cada um faz sua história, sente e ama.
Muito bom seu texto!

Melanie Guedes disse...

Os seres humanos são tão iguais e tão diferentes, tão únicos, independentes e ao mesmo tempo ligados. Adorei o texto, boa sorte no blorkutando, Beijos, Mel.

Obs.: Tbm acho que a Angélica sai! :)

Andreia Rainha disse...

Lindo texto. Realmente, somos uma salada de sentimentoss, histórias. Sério que te dei a idéia pra postangem? Dessa vez, você tá no pódio.
Vou fazer o selinho, depois te aviso pra você dizer como quer que eu mando.
Adoro história, mas ODEIO português. Amo ler, escrever. Mas não gosto de todas aquelas regras, acho cahto, cansativo. Sei que para ser jornalista, eu vou ter que aceita-lás.

Obrigada por visitar meu cantinho.

bjs

Meus desabafos :) disse...

Ah, ser humano é ser uma surpresa para si mesmo (:
É buscar aventuras para poder escrever um livro sobre isso.

AMO teus posts *_*,sempre tãaaaao lindos :D


beeijos.

Debbys disse...

nossa, ficou muito bom mesmo o texto!!!
ahhh, BBB, paredão meio apagado, eu achei... qualquer um que sair tá bom.. hehehehe
bjusss
boa aula

Laís Dourado disse...

Acho que essa parte aqui ("Ao longo da vida nossa personalidade pode ser, não mudada ou transformada, mas adaptada."), define bem a grande magia em ser humano, a capacidade de nos adaptarmos a qualquer tipo de situação!
;) bom retorno as aulas!

Thaíse Lima disse...

Nossa, muito lindo o texto. Mais ser humano é algo meio complicado..
Gostei muito mesmoo!
E no BBB não sei quem vai sair.. :)
Bjus

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

O ser humano é o único animal que sabe que vai morrer, e mesmo assim, sorri.
Porque os que crêem sabem que é a oportunidade que nos foi dada para fazer algo que melhore o mundo que vivemos.
Ninguém veio a passeio. Todos temos uma missão. A diversidade que há entre os homens é necessária para a execução do Plano maior.
E nossas semelhanças são necessárias para que nos unamos na intempérides.

Não acho que o homem é uma ilha. Somos um só continente na visão de Deus.
E isso deveria nos bastar.

Beijo

GiovannaMoser disse...

Ser humano haha, quase impossivel descrever.

Jana disse...

é ai que mora o perigo: essa mistura de opções e de imprevisibilidade... vc nunca sabe o que esperar de ninguém.

pois é... eu e o diário. finalmente um texto em primeira pessoa que a 'personagem' soou eu :)
Beijo beijo, senhor. :p

A.C. disse...

Ahh sim claro, movidos pelo sentimento... acho que somos movidos pelo momento.
Quero lerr logo o que você está preparando *o* /nem to ansiosa ;~
ahsuahsuhauhsah
Obrigada pelo toque *-*

Beijos e boa sorte (:

Jana disse...

um pouquinho só, mas com diria a Clara: tudo passa, até uva passa! já estou melhor, eu acho. há de passar. Beijo, menino lindo :)

Moda & Design disse...

O ser humano é o único animal que sabe que vai morrer, e mesmo assim, sorri. [2]

sério? caramba obg por me avisar!
:*

Érica Ferro disse...

O ser humano pode ser tão bom quanto tão mau. Depende do que ele quiser ser.

Beijo.

Anônimo disse...

Acho que cada vida aqui na terra poderia ter a oportunidade de contar sua vida em um livro, por mais que simples ela tem sido . Todos tem algo de novo e interessante pra contar!


beijos'

Anônimo disse...

Com certeza seu texto vai ser um dos 3 no blorkutando, ficou muito bom mesmo! E eu concordo com você em tudo que você disse! :)

beijos

E ah, desisti de Jornal só pelo valor do curso :S

Luan Fernando disse...

Nossa sociedade hoje em dia, dá um pouco vergonha, estamos rumo ao fim do mundo, e ninguém parece estar preocupado com isso. Seria tão bom se tivesse uma maneira de rascar a página da história das últimas décadas. Talvez assim ainda existia uma chance de salvar tudo isso!

Ps: Vou dá uma olhada no meu texto, isso que dá postar com pressa!